institucional

histórico

O SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso – conforme seu Estatuto, é constituído para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos estabelecimentos de serviços de saúde, dentro do estado de Mato Grosso.

É filiado, à FENAESS (Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde) e à CNS (Confederação Nacional de Saúde).

O SINDESSMAT surgiu a partir da fundação da Associação dos Hospitais do Estado de Mato Grosso, que entrou em operação em 16 de junho de 1982, sob a presidência de Emmanuel Almeida de Figueiredo.

Em 25 de abril de 1989, o então presidente da Associação, Dr. Everaldo de França Barreto, sugeriu a troca de referência de Associação por Sindicato, por entender que a definição supria melhor os anseios dos estabelecimentos, uma vez que ampliava o potencial de trabalho.

Somente o Sindicato tem poder para representar as empresas em negociações trabalhistas, por exemplo. Esse poder não é facultado a qualquer outro tipo de agremiação.

Assim, a antiga associação passa a se chamar Sindicato dos Hospitais do Estado de Mato Grosso. No mesmo ano, porém, como a entidade de âmbito nacional a qual o sindicato precisou se filiar (FENAESS) tem em sua denominação todos os tipos prestadores de serviços de saúde, ou seja, além de hospitais, também clínicas, laboratórios e serviços de diagnóstico, houve e necessidade de mudar-se mais uma vez o nome do sindicato, que passa a chamar-se SINDESSMAT – Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso.

O SINDESSMAT nasce, oficialmente, em 12 de setembro de 1989, sob a presidência de Everaldo de França Barreto, sucedido pelos médicos Kamil Hussein Fares, Fares Hamed Fares, Ademar Rodrigues de Carvalho e Alonso Alves Filho.